Como ajudar seu filho a melhorar o desempenho escolar

A educação de base é a fase mais importante do aprendizado das crianças. Quando os pais colaboram podem tornar a experiência mais agradável e muito mais produtiva. E não é preciso muito para se fazer presente, bastam seguir algumas dicas importantes e muito simples. 

Dicas para ajudar seu filho a melhorar o desempenho escolar

Os pais tem por obrigação se envolver na vida escolar dos filhos. Não envolve muito tempo na rotina diária e pode ser crucial para melhorar as notas e o futuro acadêmico. É uma fase importante e como a criança não consegue relevar o quanto será importante para o seu futuro, os pais devem se fazer presentes. Mas como fazer isso? Algumas dicas a seguir podem ajudar. 

Acompanhe as notas do boletim

Não é necessário ser sarcástico, agir com punição ou pressionar. Apenas o simples fato dos pais se importarem gera uma vontade de melhorar no filho, uma forma de impressionar e arrancar elogios naturalmente. Alguns se esforçam muito mais quando os pais demonstram interesse.

Acompanhe as tarefas de casa

Observe como o caderno do aluno está se desenvolvendo, sendo preenchido e corrigido. Muitas crianças mostram preguiça fora de sala de aula e não fazem os exercícios extras. Se você acompanhar ele vai se sentir cobrado. 

Crie um laço comunicativo

Os filhos precisam ter espaço para mostrar as suas dificuldades, pedir ajuda ou quem sabe um reforço. Se ele se sente inibido em procurar os pais possivelmente seu desempenho escolar será afetado.

Converse com ele sobre como anda a escola, pergunte sobre dificuldades em algumas matérias. Uma dica é contar sobre suas experiências enquanto estudante para ele compreender que não está sozinho.

Crie uma rotina para o estudo se tornar um hábito

Ninguém gosta de acordar cedo para trabalhar mas com o passar dos anos se torna algum muito menos cansativo e habitual. Do mesmo jeito que são os adultos as crianças e adolescentes se comportam se tiverem uma rotina de estudo. 

Estipule horários de estudo todos os dias e incentive a revisão em período de provas. Também evite saídas e viagens quando o período de provas estiver próximo, atendo-se sempre à rotina.

Crie em casa um espaço para estudos

A mente humana é condicionada a estudar quando é incentivada a isso e um espaço agradável, silencioso e com boa iluminação contribui bastante. Crie um local onde o estudante se sinta bem com boa postura para sentar e ele deve desenvolver melhor o aprendizado em casa.

Incentive o prazer da leitura

Se os jovens leem mais livros diversos tendem a desenvolver muito melhor nos estudos. Busque livros online ou compre alguns com histórias diversas para ele criar o hábito saudável da leitura além da sala de aula. 

Supra necessidades extras se houver

Pode ser um problema com uma matéria ou ele simplesmente não gosta dela. Busque o incentivo, talvez um livro diferenciado para a mesma matéria ou ainda aulas particulares para incentivar. O importante é tentar fechar as brechas para o aprendizado fluir bem.

Faça um Comentário: